Seguidores

quinta-feira, 27 de maio de 2010

MaTéRiA jOvEm - Jovens, como saber se é tempo certo?!


Texto: Ana Paula Souza
Pedagoga
da Assembléia de Deus



Jovens,
como
saber
se
é o
tempo
certo?!


Como é de conhecimentos de todos, tudo tem sua hora. Porque insistimos em encaminhar as coisas da nossa maneira? Por que somos tão ansiosos para que tudo se resolva de forma quase que instantânea?

Um dos exemplos mais claros, é quando encontramos alguma pessoa, queremos de imediato conhecê-la, e o principal, saber se é alguém confiável ou não. Porém devemos saber que isso só poderá ser sanado através da ação do tempo, que se encarregará em mostrar quem realmente são as pessoas e o valor das coisas.

Devemos aceitar essa ação, pois é quem irá superar nossas expectativas, aprender a esperar pode ser definido como uma arte e o tempo, como dizem os Mestres, é um grande escultor e a paciência o seu cinzel.

Todo esse conjunto, quando nos colocamos frente a eles, pode parecer uma tortura, pois é natural do ser humano querer tudo há seu tempo, mas quando nos deleitamos no Senhor, apreciamos a Bíblia, recebemos uma força Divina que nos auxilia a estarmos superando essas ansiedades.

Já percebeu como temos ansiedade para iniciarmos algo logo? depois para terminarmos logo?, pois é, vivemos em constantes ansiedades, e não entendemos porque devemos esperar, ou porque devemos amadurecer, esquecendo que “um pedaço de pão comido em paz é melhor do que um banquete comido com ansiedade”.

E todos esses fatores são mais intensos na vida de um jovem, onde tudo gera dúvida, onde tudo sabem e onde nada sabem, é uma etapa da vida onde parece que tudo gira ao contrário, não é mesmo? É um momento que aparentemente enquanto todos estão indo, o jovem já está vindo, e só há de discordar dessa opinião quem nunca foi jovem.

É necessário aproveitar o tempo, mesmo que você se sinta um pouco confuso sobre tudo ou todos.

E algo que permeia muito a mente jovem é o que fazer, qual o momento adequado para fazer determinadas coisas, já que você está numa fase de mudanças e transformações.

E quem sabe você tem se perguntado qual o momento certo para realizar algumas coisas que lhe atraem, do tipo como ir a festas, ter um(a) namorado(a), fazer coisas que alguns consideram “de adultos”, como beber e fumar...Vejam alguns esclarecimentos:


Festas:
O momento adequado será quando você estiver seguro de três coisas:

1. De que irá se divertir, pois se trata de algo bom, sadio e agradável;
2. Quando puder ser responsável por sua pessoa, por seus atos e pelas conseqüências deles;
3. Quando vai não somente para satisfazer outra pessoa, e quando se sinta capaz de fazer as coisas por convicção e não por insistência dos outros.

O jovem apesar de todas transformações, sabe muito bem discernir o que é bom ou ruim, então, não “cai bem” freqüentar lugares que são abomináveis aos olhos de Deus, e se desculpar dizendo que está em uma fase “complicada”.


Namoro:
Sabe por que existe no mundo de hoje muitas famílias desestruturadas?
Primeiro porque existem muitos jovens que não conhecem a Deus, segundo porque eles não sabem esperar.
Assim, começam a namorar cedo, ainda adolescentes. É comum em todos os meios de comunicações apresentarem
jovens e adolescentes namorando. Tanto que, para muitos parece humilhante aparecer num grupo sem o parceiro ao lado.
E, naturalmente são namoros com abraços, beijos e sexo. A maioria, antes de casar, namorou sucessivamente com
diversos parceiros.

Para saber se você está pronto para começar um namoro é preciso estar preparado para poder amar e, para isso é fundamental
amar a si mesmo, pois “eu não posso dar amor, se não me conheço, não me aceito e não me estimo”, então saberei que estou pronto quando tiver a plena convicção de que me amo.

Porém não pode esquecer-se da oração, pedindo sempre o auxílio de Deus em decisões, pedindo que ele nos prepare um companheiro com quem possamos viver o resto de nossas vidas, jamais tentar tomar decisões sem antes consultar nosso Mestre Jesus, lembre-se que aprender a esperar é uma arte, o tempo o escultor, e a paciência o seu cinzel. Nós cristãos precisamos fazer a diferença, ser luz nesse mundo cheio de trevas. Onde estivermos devemos dar testemunho de que só em Deus e em sua vontade encontramos a verdadeira felicidade.


Fumar e beber:
Para isso não há um tempo que seja bom, porque sempre faz mal, talvez você esteja curioso ou seus amigos o incentivam a provar, mas o problema com estas substâncias como o álcool, a droga e o cigarro é que destroem seu corpo fazendo mal a você e aos que te rodeiam, independente da idade. Com certeza, você sabe de casos de pessoas que, por causa das bebidas alcoólicas, das drogas ou do cigarro, perdem a vida ou inclusive prejudicam os próprios familiares
Portanto se algum “amigo” o incentivar a provar tais coisas, já é um bom motivo para você aprender a escolher melhor seus amigos, pois, amigo de verdade jamais lhe oferecerá aquilo que antecipa a morte, amigo de verdade ama, cuida, só quer o bem do próximo, e mais uma vez friso, busque pelo Senhor em oração, clamando para que todos os desejos impuros sejam retirados do seu coração, pois só com a Graça Divina somos libertos do pecado.

Então você estará apto a desenvolver algumas atividades, quando souber as conseqüências que seus atos poderão trazer, e quando estiver disposto a enfrentá-los, então é necessário ter claro que o que irá fazer é o melhor para você e para os outros, e que irá trazer algo bom para sua vida.
Busque ao Senhor, para que você tenha sempre a arte de esperar em Deus, pois o Tempo Dele é o melhor para nós... e Deus se utiliza dessa espera para nos amadurecer e nos formar.


“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu” (Eclesiastes, 3,1.)

Fonte: Site ALMAS – Artigo: Cada coisa no tempo certo
http://pt.almas.com.mx/almaspt/artman2/publish/Cada_coisa_no_tempo_certo.php


Á Pedagoga Ana Paula

Ana agradecemos muito pela matéria! O conteúdo é excelente atrai nossa atenção em cada frase. A abordagem matém uma relação muito próxima ao Jovem, não é apenas um título, mas todo o conteúdo da matéria é direcionada para nós "TEENS"! Esperamos por uma próxima matéria hein!!!

Pessoal vamos comentar e expor nossas opiniões!
Fiquem na Graça de Jesus...

Nenhum comentário: